quinta-feira, 24 de junho de 2010

Todos os estilos é para Ele


70 Bailarinos de “break dance” e ritmos de “hip-hop” da Polônia se apresentaram para o Papa João Paulo II em Janeiro de 2004.


Após a apresentação João Paulo disse:

“no homem ‘artífice’ se reflete a imagem do Criador”, algo que “implica uma grande responsabilidade” em três dimensões.
Antes de tudo, o artista tem responsabilidade para si mesmo e para seu próprio talento, porque “o talento artístico é um dom de Deus e quem o descobre em si mesmo adverte por sua vez uma certa obrigação”, pois “sabe que não pode desperdiçar este talento, mas deve desenvolvê-lo”, explicou o Papa.
Mas o artista se dá conta de que seu talento “não o desenvolve para auto-satisfação”, acrescentou, mas para servir “ao próximo e à sociedade na qual vive”, e é a segunda dimensão da responsabilidade do artista: “o compromisso em formar o espírito das sociedades e dos povos”.
O Santo Padre continuou explicando que nesta perspectiva “se revela a terceira dimensão da responsabilidade”, que Platão sintetiza na frase “A potência do Bem se refugiou na natureza do Belo”.
Portanto, o artista “é responsável não só pela dimensão estética do mundo e da vida, mas também por sua dimensão moral”. Por isso, “se na criatividade não se deixa guiar pelo bem, ou pior, se se dirige para o mal, não é digno do título de artista”, reconheceu.
“Ponho em vossos corações esta tripla responsabilidade. Sede fiéis ao belo e sede fiéis ao bem. Que isto vos aproxime de Deus, primeiro Criador do belo e do bem, para que possais ajudar outros a tirar desta fonte inspiração para seu crescimento espiritual”, disse o Papa aos jovens artistas presentes.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Porque fostes comprados por alto preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo" (I Coríntios 6:20).


  • Toda vez que nos colocamos perante a Igreja para ministrar com dança, é como se nosso coração tivesse uma expectativa de saber como Deus irá receber o nosso louvor. Cada vez que entramos na presença do Senhor, tudo parece novo e sua presença sempre nos traz coisas novas.


  • Devemos lembrar também que há um grande mover de Deus nas artes nesses últimos tempos, com a restauração da espontaneidade e expressividade no meio da Igreja. A expressão do nosso coração nos dá a oportunidade de chegarmos a Deus com todo o nosso ser, com tudo o que temos e o que somos, afinal somos livres pela graça de Jesus!


  • Uma condição essencial e obrigatória para o ato da adoração é a santidade. Não há nada que agrade tanto o coração do Pai do que uma adoração sincera, verdadeira e pura. A dança também pode expressar este tipo de adoração.


  • Muitas vezes não entendemos que Deus criou todas as coisas, e não "só algumas" e todas as coisas são para o reino Dele. Às vezes costumamos limitar a presença de Deus em nosso meio achando que Ele se manifesta da maneira como pensamos ou queremos. Assim impomos situações e criamos preconceitos, sem saber que Deus pode receber o nosso louvor independente da arte que está sendo utilizada (música, dança, mímica, teatro etc).
Retirado de Comunidade Católica Shalom



terça-feira, 22 de junho de 2010

Apenas seja!


Louve a Deus com a própria criação.
Use de seu corpo para adorá-lo.
Faça de sua dança um meio de gratidão.
Agradeça a vida.
Agradeça a cada novo dia
Agradeça pela família que tens.
Agradeça pelos anjos que Ele coloca em vossas vidas e que carinhosamente vos chamam de amigos.
Agradeça pois és perfeito aos olhos de quem te criou.
Agradeça pelo dom da dança e por lhe capacitar a cada novo passo.
Apenas agradeça!

domingo, 20 de junho de 2010

Mas... Que tipo de musica?

Quando se fala de dança cristã, uma dança consagrada, logo vem a cabeça aquele pensamento que passa pela cabeça de todos... “saco... La vem aquelas musiquinhas chata, lenta e tudo igual!” E é aqui que muitos se enganam!
Não é porque uma dança é consagrada, que ela deve ser lenta, monótona!
Pelo contrario, através de nossa dança devemos demonstrar toda alegria de servir a Deus, de adorá-lo com aquilo que Ele nos capacitou e fazemos de melhor.
Ai vai alguns exemplos de musicas bem dançantes...

Axé:

http://www.youtube.com/watch?v=weQusWjV_q4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LWwZ8R2PvhM&feature=related

Samba de Gafieira:

http://www.youtube.com/watch?v=ai3_jumKdu4

sábado, 19 de junho de 2010

Dança?

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma
sica que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. A dança vem desde os primórdios. Os primeiros relatos de dança em grupo foram as danças religiosas.
Desde antes de Cristo, usa-se a dança com meio de louvor, gratidão e adoração, como vimos em:


  • -(I Crônicas 13,8)
    Davi e todo o Israel dançavam diante de Deus, de toda a sua alma, cantando com acompanhamento de cítara, de harpas e tamborins, de címbalos e trombetas.
  • -(Salmos 150,4)
    Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta.
  • -(Jeremias 31,13)
    Então a jovem executará danças alegres; jovens e velhos partilharão (o júbilo) comum. Transformar-lhes-ei o luto em regozijo, e os consolarei após o sofrimento e os alegrarei.